domingo, 27 de junho de 2010

Judeus e católicos esperam o Messias



Em 2002 um documento aprovado pelo Vaticano surpreendeu judeus e católicos. Afirma o documento que "a espera dos judeus pelo Messias não é em vão". Tal posição firmada oficialmente pela Igreja Católica.

O trabalho assinado pelo então Cardeal Joseph Ratzinger, Hoje o Papa Bento XVI, causou na altura grande surpresa. O teólogo, tido como conservador, disse que "cristãos e judeus compartilham da espera pelo Messias, embora os judeus aguardem sua primeira vinda e os cristãos, a segunda", e ainda destacou, " a diferença reside no fato de, para nós (cristãos católicos), aquele que virá terá as mesmas características do Jesus que já veio". Logo há uma grande convergência entre o judaísmo e o Cristianismo, neste caso entre o catolicismo que assumiu plenamente a coerência dos judeus ao esperarem o Messias. Isto é, o Messias para os Judeus ainda não veio, ou por outras palavras veio como Messias dos Gentios e isso corrobora a posição judaica.
Afirma ainda o documento do então Cardeal que recomenda ter cuidado ao interpretar-mos o Novo Testamento Brit HaDasha / ברית חדשה, pede desculpas pela interpretação negativa que se fez dos fariseus, pois, frequentemente, foram "usadas para justificar o anti-semitismo" no ambiente católico. Sabendo-se hoje que Jesus foi um Rabbi fariseu mas de tendências moderadas ou mesmo renovadoras, com aproximação à Escola (Yeshiva) do Rabbi Hillel e do movimento dos Essénios. Pois tem-se evoluído muito no campo da teologia Cristã e Judaica, desde 1947 com as descobertas dos Manuscritos do Mar Morto em Qumran / Israel.
O rabino Alberto Piatelli, de Roma, surpreendeu-se com as afirmações apresentadas no trabalho, principalmente por partirem do autor do documento - Dominus Iesus - que causou um grande mal estar nas relações entre a Igreja Católica e as outras Igrejas Cristãs. Para o Rabino, esse trabalho é "um avanço no sentido de fechar as feridas abertas pelo outro trabalho". E disse ainda, " Ela (a Igreja) reconhece o valor da posição judaica no que se refere à espera pelo Messias, altera toda a exegese dos estudos bíblicos e restaura o sentido original de nossas passagens bíblicas". Também para o professor Michael Marrus, especialista em história do Holocausto da Universidade de Toronto, o novo documento " é importante... é um progresso notável nas relações entre católicos e judeus".
As afirmações apresentadas pelo então Cardeal Ratzinger não representavam grande novidade teológica. Essas ideias circulam entre os pensadores cristãos há algum tempo. Portanto, a novidade não está no que foi afirmado, mas no fato do Vaticano ter assumido oficialmente outra experiência messiânica além da cristã, chocando-se com conceitos ainda muito presentes, principalmente nos meios católicos mais tradicionais. Mas vem dar aos movimento restauracionistas dentro da Igreja como os Hebreus -Católicos um novo alento, bem como aproximar o catolicismo dos judeus em particular os messiânicos.

9 comentários:

  1. Wow, awesome weblog structure! How long have you ever been blogging for?
    you make blogging glance easy. The entire glance of your
    web site is excellent, as smartly as the content!


    Feel free to surf to my webpage :: xerox phaser 8560n driver

    ResponderEliminar
  2. Hi.
    The first time I received my ears pierced, I waited the 6 weeks, a tad longer even, and took them out and left them out overnight.
    The next morning, they believed that the holes had closed over also it was very
    painful looking to put them in, thus couldn't apply it. Then i wanted to possible until the holes had healed for getting them done again, these times I took them out a couple of hours after 6 weeks but place them in starightaway. An excellent opportunity doing this and soon you may easily bring them out and in. Now I can leave earrings out for weeks/months along with the holes don't close.
    (Ears happen to be pierced around 4 years now)

    Feel free to surf to my blog post; ,silver jewellery discount

    ResponderEliminar
  3. Many thanks lots. Works a treat.

    Have a look at my web-site: galilee.Ezpt.kr

    ResponderEliminar
  4. I'm really enjoying the design and layout of your blog. It's a very easy on the
    eyes which makes it much more enjoyable for me
    to come here and visit more often. Did you hire out a designer
    to create your theme? Fantastic work!

    Feel free to visit my blog post: http://www.privatecloudandhosting.info

    ResponderEliminar
  5. MOST INFORMATIVE SITE FOR ELECTRONICS....

    Stop by my blog post: ,cheap xmas earrings

    ResponderEliminar
  6. I’m not that much of a internet reader to be honest but your blogs really nice,
    keep it up! I'll go ahead and bookmark your site to come back later. Cheers

    Also visit my web site: xerox 8560 black

    ResponderEliminar
  7. Attractive part of content. I just found your web site
    as well as in accession capital to assert which i be in fact enjoyed account your site
    posts. Anyway I'll be subscribing for a feeds and even I achievement you access consistently fast.

    My web blog danon jewellery stockists

    ResponderEliminar
  8. Hey There. I found your blog using msn. This is a
    really well written article. I will make sure to bookmark it and come back
    to read more of your useful info. Thanks for
    the post. I will certainly comeback.

    Here is my web blog ... Acne treatment

    ResponderEliminar
  9. I'm french, it's a great option, many thanks!


    Here is my page ... xerox phaser 8560 driver ()

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...