terça-feira, 8 de junho de 2010

Sinais liturgicos do Caminho Neocatecumenal

Papa Bento XVI acendendo um Menoráh

Porque o uso de tantos símbolos judaicos? Perguntam muitos católicos desavisados.
Na realidade nas celebrações não existem símbolos expressamente judaicos. Os sinais litúrgicos
das celebrações do Caminho Neocatecumenal são todos católicos. As celebrações do Caminho, portanto, não são liturgias judaicas mas católicas. O Servo de Deus João Paulo II, em diversas ocasiões, salientou a estreita ligação entre o cristianismo e o judaísmo.
Gostava de defini-los como “os nossos irmão mais velhos na fé” Lembrem-se que Jesus foi, ou melhor, é um verdadeiro Judeu. São Paulo afirmou que D-us pôs um véu sob os olhos dos nossos irmãos mais velhos. Pois o povo de Israel é o povo eleito e é a nossa raiz, pelo que seria um erro o preconceito contra o povo que espiritualmente é a nossa origem e é o povo da Primeira Aliança.
As Nossas Celebrações Eucarísticas estão enraizadas na Páscoa judaica. A nossa Bíblia contém a "Tanakh Judaica", o nosso D-us é o D-us de Israel.

16 comentários:

  1. Meu Deus! Que linda essa música! (que toca condo "entra" nesse blog) Sou do Caminho Neocatecumenal - Paróquia Nossa Senhora da Esperança em Brasília-DF

    Pelo amor de Deus, me envia, ou ao menos diz onde posso obter esse canto (música) que toca aqui, ele é muito lindo!

    My name is Dayverson

    OBRIGADO!
    dayversonmartins@globo.com
    dayversonmartins@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. que legal eu não sabia sobre essa ligação entre os sinais do caminho neocatecumenato e o judaismo. eu frequento o caminho neocatecumenal e sempre achei que os sinais eram trazidos do judaimo. sempre fui fascinado pelos nossos irmãos mais velhos da fé e o mode como encaram D-us.

    ResponderEliminar
  3. Loucura!
    Sobre o chamado Neo catecumenato, há um livro importante do Padre Enrico Zoffoli intitulado "As heresias do Movimento neo catecumenal" que é bem interessante. Esse livro pode ser adquirido na casa do autor: Piazza San Giovanni in Laterano 14, 0000184, Roma.

    O autor teve acesso às gravações das reuniões feitas pelos dois principais dirigentes desse movimento, Kiko e Cramen, para orientar os catequistas do Neo Catecumenato de Madrid, em fevereiro de 1972.

    Esse movimento, em que pese os apoios que tem recebido por parte de certos setores do clero, apresenta um grande número de erros bem graves contra a fé.

    Enumero algumas das heresias ensinadas nesse movimento, segundo conta o Padre Zoffolli

    1- Cristo não realizou nenhuma redenção.
    2 - O homem não pode evitar cometer pecados.
    3 - Jesus não deu satisfação a Deus pelos pecados dos homens.
    4 - Jesus não se sacrificou por nós ao morrer na Cruz.
    5 - A Igreja não é uma sociedade hierárquica, mas uma sociedade carismática.
    6 - Não é pelo sacramento da Ordem que alguém fica sacerdote. Para isso, basta o Batismo.
    7 - Na missa não se realiza nenhum sacrifício.
    8 - Se a assembléia não faz a proclamação, não há eucaristia.
    9 - A Transubstanciação não é dogma de fé.
    10 - Cristo não está realmente presente na eucaristia, porque a chamada transubstanciacão não é prodígio.
    11 - A penitência se dá no batismo apenas.
    12 - A absolvição não é importante, pois a confissão é pública e comunitária
    13 - No final todos os homens serão salvos.
    14 - Para alguém se salvar não é preciso pertencer à Igreja Católica, basta ser do rebanho de Cristo.
    15 - O Vaticano II é o único Concílio válido para a Igreja, hoje.
    16 - A Bíblia se interpreta por si mesma, através dos texto paralelos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tremendas mentiras! Este querido irmão em Cristo está totalmente equivocado. Se o livro que indica afirma tais barbaridades, tenho pena do seu autor e rezo para que Jesus misericordioso o liberte do espirito satanico da mentirar e calúnia. O Caminho Neocatecumenal segue a mais estrita ortodoxia reconhecida por Paulo VI, JP II e Bento VI.Que maior garantia ter?

      Eliminar
  4. anonimo,eu acho que vc devia prestar bastante atenção (não julgarás por ouvir dizer)esse é um dos mandamentos.O nosso Papa Bento XVI aprovou o Estatuto do Caminho.

    ResponderEliminar
  5. Deus nos livre das heresias deste (des)caminho neo-catecumenal.
    Usam e abusam dos rituais judaizantes, inventam outros tantos, enfim...
    Contestam a autoridade episcopal dos bispos nas suas Igrejas Particulares (dioceses), desobedecem ao rito romano e o estauto é mera letra morta só para convir em boas relações com Roma.
    Menhorahs, véus, isolamento da comunidade paroquial, irradicação de outros movimentos da Igreja, assenhoreamento completo dos presbíteros para os seus rituais e festas, deturpação completa da solenidade pascal e do tríduo pascal, entre outros.
    Mas o mais grave é a "deificação" do seu criador o maçónico judeu marrano, kiko qualquer-coisa.
    "Escuta, Israel, só há um DEUS que é o Senhor. Amá-lo-ás de todo o teu coração"
    Vade retro Satanás com as tuas heresias da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.
    HERÉTICOS!

    ResponderEliminar
  6. Acho uma besteira muito grande se falar do que não conhece. Ter a visão do Caminho Neocatecumenal sem vivenciar. Sem participar nem viver em comunidade não dá pra emitir nenhum comentário a respeito. Os sinais são importantes, mas não dá pra enumerar as maravilhas que Deus através de uma comunidade neocatecumenal tem feito na minha vida e na vida da minha família. somos muito felizes.
    Ana Geny

    ResponderEliminar
  7. Concordo plenamente com o comentário do amigo anónimo, muito embora não goste muito de colocar comentários anónimos.
    Há a necessidade de respeitarmos as diferenças dentro da igreja, e sem esse respeito pela diferença no modo de expressar a sua fé, a Igreja esmorecia e perderia o seu sentido de Universal.

    Shalom Aleichem
    Alexandre Freitas

    ResponderEliminar
  8. SE DEUS É POR NÓS QUEM SERÁ CONTRA NÓS ?
    O DEMÔNIO TEM MUITAS FACETAS E PROCURA TE CONFUNDIR,O CAMINHO CATECUMENAL É RECONHECIDO PELO PAPA EM TODA SUA EXTENÇÃO DOGMÁTICA E RITUALISTICA SEM CITAR DIRETAMENTE A QUESTÃO LEGAL(ESTATUTO DO CAMINHO)QUE NOS RESPALDA POR COMPLETO,PORTANTO NÃO CRITIQUE LEVIANAMENTE O QUE NÃO CONHECES.FIQUE COM DEUS.

    ResponderEliminar
  9. Estou plenamente de acordo, não se deve criticar o caminho de nenhum modo! ou mesmo a Renovação Carismática, ou ainda o Opus Dei, ou qualquer movimento genuíno, pois há muitas formas se se ser católico, não há nada de herético, nem anti católico. Pior que os cismas, são a incompreensão, o preconceito vindo de dentro do catolicismo, contra os movimentos restauracionistas por parte dos conservadores e do facciosismo.
    Também não há nada de errado em reconhecer as origens judaicas da igreja e restaura-las.

    ResponderEliminar
  10. Nossa! Quanta besteiras vi aqui contra o Caminho. Acusações que nao sao verdadeiras e passam como sendo verdades. Como os erros apontados pelo anonimo aqui de um luvro. todas acusações falsas. O caminho Neocatecumenal nao prega nada disso. POrque uma pessoa disse que o Caminho prega isso, entao isso seria verdade? Nao caiam nos erros dessas pessoas que nao tem nenhuma informação certa sobre o Caminho Neocatecumenal. Noã é verdade isso que falam repito, não é verdade. A Igreja Catolica aprova a doutrina sim pregada la pois é doutrina da Igreja assim como a liturgia celebrada é da Igreja. Sou padre e conheço o Caminho e o que escreveram aqui é pura mentira. Nao caiam nessas mentiras. Busquem na fonte certa que são os pronunciamentos da Igreja enão nesses comentarios bobos daqui.

    ResponderEliminar
  11. AS PESSOAS GOSTAM MUITO DE JULGAR SEM CONHEÇER EU E TODA MINHA FAMILIA CONHECEMOS E FAZEMOS PARTE DO CAMINHO NEOCATECUMENAL A 12 ANOS E VIVENCIAMOS OS FRUTOS DE UMA FÉ MADURA E A BUSCA DO DIA A DIA DA CONVERÇÃO

    ResponderEliminar
  12. sinto pena de vocês irmãos, agradeço por tudo que dizem contra o caminho neocatecumenal, porque o que dizem ajudam na minha santificação, não minto que senti tristeza quanto aos vossos comentários, que falam muito mal do caminho, mas obrigado, porque pela cruz nosso Senhor Jesus Cristo, fez a maior prova de amor, e mesmo assim amou aqueles que o crucificaram, somos chamados também nos nossos dias, abraçarmos as nossas cruzes, e por amor a Cristo e a busca da santidade, abraça-la, para que assim um dia se Deus achar que sou digno que eu mereça, eu ganhe a vida eterna, mas que Deus abençoe a todos, porque são pequenos gestos de amor de Deus, porque falar mal do caminho para mim, é falar mal de pessoas queridas, como meu pai, minha mãe, meus irmãos, sejam de sangue ou não, olha eu estava perdido, e nosso bom Pai por meio do Caminho, só não me levou para a Busca da Santidade, como também meus irmãos de Sangue, sendo que hoje eu entendo como sou chamado a Buscar essa maturidade de Fé, estava perdido e Deus me resgatou, e me resgata todos os dias, e meus irmãos Se o Papa aceita o caminho, peço que pensem, e mesmo que vocês não aceitem, é uma decisão livre de vocês, mas não digam o que não viveram, mas se querem tanto falar mal, fiquem a vontade, porque se Cristo aceitou a todo tipo de injuria, não porque ele merecia, mas para nossa salvação, eu também aceito, muito obrigado, e que Deus abençoe vocês sempre meus irmãos na fé.

    ResponderEliminar
  13. Para responder ao anónimo:
    Irmão venho hoje confortar-te e dar-te a paz e mais importante , dizer que deus te ama com todos os teus pecados.
    Não julgues , eu pertenço ao caminho neocatecumenal deste que nasci uma vez que a familia esta neste caminho ha ja varios anos. E com toda a certeza de posso dizer e asegurar que as acusações que nos estão a ser postas , não passam de grandes mal entendidos , que são fruto mais uma vez do trabalho do demónio. Aseguro-te também que atravéz deste caminho , consegui vencer a morte , a angustia o sofrimento. Neste caminho pude exprementar um pouco de ceu , neste caminho aprendi a viver com o amor e a graça de jesus cristo todos os dias da minha vida.
    Irmão tem fé, deus te ama, salvou-te e deu a vida por ti :) por fim peco-te somente uma coisa, não julgues algo baseando-te apenas nas palavras de um simples irmão, pecador, como todos nós. É como o papa bento xvl uma vez disse :
    ''o maior enimigo da igreja esta na própria igreja'' .. e nós o caminho neocatecumenal somos exatamente o oposto, este caminho foi inspirado pela virgem maria, mãe de Jesus cristo, para que possamos envagelizar este mundo que ha muito tempo se esqueceu de deus. O caminho foi inspirado pela virgem para podermos guiar o mundo e verdadeiramente para que o possamos salvar e o libertar das mão de satanás.

    ResponderEliminar
  14. Muita gente fala mal do caminho sem saber, sem fazer a catequese, nao devia, pois quem não sabe realmente o verdadeiro significado fala mal, assim como RCC, Legião, Vicentinos, somos um grupo da igreja reconhecida pelos papas anteriores e o atual, mais respeito ! cuidado com as palavras nesses comentarios, SOU CATECUMENO COM MUITO ORGULHO, !

    ResponderEliminar
  15. TUDO que é de Deus tem perseguição....não há cristão sem perseguição...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...