quarta-feira, 28 de julho de 2010

Rikva e Gavriel Holtzberg

O Anti-Semitismo ainda existe

Mártires por serem judeus e por adorarem a HaShem.
Para além, de se falar sobre os nossos irmãos judeus ou fazer o dialogo judaico-cristão, é necessário também olharmos à volta, e ver que no mundo muitos não pensam como nós.
 Chegam a ser violentamente anti-semitas.
Não compreendo como se pode odiar o povo judeu, é uma minoria de apenas 15 milhões, deram-nos Cristo, a Bíblia, tem contribuído para o desenvolvimento da cultura, ciência e tecnologia sendo por assim dizer a luz do mundo, mas a retribuição tem sido a incompreensão, o ódio, a violência, perseguição e o anti-semitismo.

Gostaria que conhecessem um casal de judeus Rikva e Gavriel Holtzberg, do movimento Chabad Lubavitch (um movimento que merece todo o meu respeito), Gavriel nasceu em Israel no ano de 1979, sua mulher Rikva nasceu em 1980, também em Israel, depois de casados foram nomeados para a comunidade Israelita de Bombaim, tinham 3 filhos e desfrutavam de grande simpatia e admiração, não só por membros da comunidade judaica mas também por outros locais.

Há perto de dois anos atrás, o jovem casal foi barbaramente assassinado juntamente com dois de seus três filhos e mais 3 outros membros da comunidade que estavam em sua casa.
O crime perpetrado por fanáticos muçulmanos, ocorreu na mesma altura dos atentados aos hotéis em Bombaim, e visou também a comunidade israelita local, tendo-os feito reféns , o crime foi bárbaro ao ponto de humilhar e violar todas as vitimas e de lhes mutilarem os órgãos genitais, causando-lhes uma morte lenta. O Horror foi indescritível, e demonstra o tamanho ódio doentio anti-semita.
Supõe-se que momentos antes de morrer o Rabbi Gavriel tenha colocado sobre as vitimas o talit (manto judaico de orações) pois foi assim que foram encontrados dentro da residência pela polícia indiana.
Não é este tipo de mensagens que gostaria de escrever, mas calar-mo-nos e fingir-mos que não existe é pior. Fica aqui a minha homenagem sentida e a minha solidariedade com todo o povo judeu, em particular os familiares próximos da vitimas.
Que o Senhor nosso D-us A-do-nai, não permita que isto volte a se repetir.

Alexandre Freitas



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...