domingo, 19 de setembro de 2010

Sucot סוכות Festa das Tendas


A Festa das Tendas é uma festa judaica chamada Sucot סוכות, que foi outorgada pelo Senhor HaShem que pediu a Moisés em Lv 23,33, para que os israelitas se alegrassem na presença de D-us fazendo cabanas, e que pousassem nelas por sete dias e sete noites,
nas quais recordariam assim suas origens e os quarenta anos de peregrinação no deserto.
Sucot inicia-se a dia 15 de Tishrei no calendário judaico. Também conhecido como Festa dos Tabernáculos ou Festa das Cabanas ou, até, festa das colheitas visto que coincide com a estação das colheitas em Israel, no começo do Outono. É uma das três maiores festas, conhecidas como Shalosh Regalim, onde o povo de Israel peregrinava para o Templo de Jerusalém.
Para a tradição cristã os Hebreus-Católicos também festejam esta data, onde o seu significado é acrescentado ao sentido salvífico de Yeshua HaMashia na sua primeira vinda à Terra, para salvar os gentios que até então estavam fora da Aliança Abrahamica, isso vemos  no capítulo 7 do evangelho de João, onde a participação de Yeshua Ben Yosef que, no último dia da festa, o mais solene, de pé proclamava: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Aquele que crê em mim, do seu interior jorrarão rios de água viva." (Jo 7, 37-38).
Mesmo fora dos Hebreus-Católicos há o MAM Movimento Aliança de Misericórdia que sendo Católico tradicional celebra esta festa, testificando as origens judaica da fé católica romana.
Durante esse encontro todos os membros do Movimento Aliança de Misericórdia são convidados a sair de suas casas e se reunirem em louvor e adoração a Deus para relembrar suas origens espirituais do judaísmo e para que em seus corações aconteça um novo pentecostes, tal como os hebreus-católicos os membros do MAM não são proselitistas e não defendem a conversão dos judeus, pois já são o povo eleito, no entanto são aceitos caso queiram de livre vontade entrar no catolicismo e no movimento.
Que estas festas das cabanas também chamadas de Sucot seja um prenuncio de reaproximação de cristão e nossos irmãos mais velhos os judeus, dos quais temos sempre muito a aprender da sua fé milenar. Sucot Tová

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...