sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Feliz Natal a todos

Feliz Natal  חג מולד שמח
A todos que nos acompanham, que nos apoiam, que nos aconselham e que sobretudo crêem neste projecto, um grande voto de um Natal Feliz, e que D-us ilumine cada vez mais o mundo segundo a luz de Yeshua.
A História
Na antiguidade do Império Romano, celebrava-se a 25 de Dezembro a festa de Solis Invictus, que era uma festa de rito pagão do solstício de Inverno, com o advento e ascensão do Cristianismo católico, a Igreja tenta apagar os vestígios pagãos, dando um significado cristão às festas, passando a usar o dia 25 de Dezembro para simbolicamente comemorar o nascimento do Messias o Salvador. Isto ocorreu apenas no Séc. IV, logo a origem do Natal não é de facto bíblica. Mas com o propósito de cristianizar foi encarado como sendo válido, inclusive o meses de Kislev e Tevet (Novembro a Janeiro) são meses frios e chuvosos, e isso contrasta com a presença de pastores referidos segundo a Bíblia na altura do nascimento de Jesus. logo a data de Dezembro é apenas simbólica do nascimento de Jesus, pois o menino Messias terá nascido alguns meses antes.


Os Símbolos Natalícios.

Os símbolos religiosos dos primeiros cristãos, fosse para que celebração fosse, eram sempre os símbolos judaicos, mas com o tempo e a expansão do cristianismo e a separação deste face ao judaísmo, começaram a aparecer novos símbolos inclusive os do Natal, por exemplo a Árvore de natal é mais recente vinda do norte da Europa, terá tido provavelmente origens da religião e tradições druídicas, hoje está comumente associada ao Natal, mas também com um forte sentido consumista, perdendo o seu conteúdo religioso.
O Pai Natal ou Papai Noel também é a desvirtuação de um santo católico, Nicolau, que terá nascido na Turquia, chegando a ser Bispo em Mira na Grécia, tendo morrido em Bari na Itália onde se encontra o seu sepulcro.  Nada tem a ver com um gordinho de barbas brancas, de vermelho, vindo da Lapónia num trenó puxado por renas, nada disso. Até o vermelho é fruto de uma campanha promocional feita pela Coca-Cola em 1906, vestindo o bispo de vermelho para vender a milagrosa bebida.
Nos países católicos, manteve-se por muito tempo uma grande resistência a esse natal consumista, o espaço era para o Menino Jesus, que era quem dava as prendas, Maria e José mais o menino estavam presentes no Presépio, que foi inventado por São Francisco de Assis, a consoada reunia as famílias, havia a Missa do galo, mas tudo isso tem vindo a desmoronar com um Natal capitalista, onde até os Chineses, fabricam  árvores de natal e enfeites de natal para espalhar pelo mundo.

Mas como cristãos, devemos saber resistir a tudo isto, e comemorar em nossos lares, de forma verdadeiramente voltada para D-us e Yeshua, num espírito de renovação, fé e esperança.


Um feliz Natal a todos.




0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...