domingo, 12 de dezembro de 2010

O Nascimento de Yeshua (Jesus)


Acontecimento fulcral na História da humanidade, é o nascimento de Yeshua HaMashia que comumente chamamos de Jesus Cristo, Jesus de Nazaré ou tão somente Salvador.

Aquele que veio e que foi, o enviado do Senhor Nosso D-us, veio preparar o caminho da salvação para toda a humanidade, e não apenas para um numero reduzido de Pessoas, ou apenas para o povo judeu. O Projeto de D-us é desde o inicio o projeto para a humanidade, Ele é o D-us da História.
Yeshua ישוע é para o Mundo moderno uma referencia cultural, e o Natal hoje em dia  está a dissociar-se da referencia do nascimento do Messias, por razões meramente comercias, São Nicolau, ou melhor a metamorfose desse santo já transformado em Pai Natal, é quem ocupa o lugar. Não se sabe ao certo a data do nascimento de Cristo, mas sabe-se que não foi a 25 de Dezembro, documentos da época de Herodes, em que se fez um recenceamento que obviamente não poderia ter tido lugar em dezembro, mas que calhou na altura da festa das cabanas o que teria sido mais ou menos em Setembro.
O que se comemorava já na altura do Império Romano era o Solstício de Invérno, que é um fenómeno astronómico que marca a chegada do inverno, a festa obviamente era pagã, o que fez com que a Igreja ao passar a dominar a sociedade, tentasse apagar os vestigios pagãos cobrindo de sentido cristão as festas que eram feitas em honra do sol, ou de outros deuses romanos e gregos, com o natal conseguiu, mas com o passar do tempo o Natal veio perder também a sua característica cristã, e ganhou um significado negativo ao estar associado ao consumo de forma excessiva.
Nos países comunistas chegou a ser proibido, as pessoas que tivessem um presépio ou uma árvore de natal em sua casa poderiam sofrer algum tipo de represálias. No entanto a arvore de natal também não é um símbolo cristão, é isso sim um simbolo da religião dos druídas que acreditavam que as pessoas quando morrecem iriam passar a viver nas árvores. Hoje em dia a simbologia é meramente comercial e decorativa.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...