terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O Rebe

Gostaria de vos escrever apenas algumas palavras em homenagem a um grande Rabi Ortodoxo chamado O Rebe, para muitos católicos surgirá a pergunta, mas o que isso tem a ver com o cristianismo ou com o catolicismo? Aparentemente nada, mas  como disse o Papa João XXIII é maior o que nos une do que aquilo que nos separa e o que nos une é D-us e a Toráh. A história e a sabedoria deste homem são paradigmáticas de uma grande alma, que trouxe ao outros luz, O Rebe foi o 7º e último líder do movimento "Chabad Lubavitcher" um movimento místico ortodoxo.

Menachem Mendel Schneersohn (em hebraico מנחם מנדל שניאורסון,) nasceu na Ucrânia em Nikolayev, 18 de abril de 1902  e faleceu com 92 anos em Nova York, 12 de junho de 1994) Menachem era um Rabino Ortodoxo, nascido numa família de tradição Rabinica, seu pai e seu avô materno eram Rabis.
Era muito culto tendo sido incentivado por seu pai a estudar Ciências, Línguas como o inglês, latim, italiano, francês e georgiano, para além claro das Escrituras sagradas da Toráh e do Talmud, e o estudo da tradição da Halachá (em hebraico הלכה).
Na recém criada União Soviética, a comunidade judaica e o movimento Chabad Lubavitcher tiveram na pessoa de Menachem Mendel a liderança para manter viva a comunidade diante das perseguições comunistas que fecharam sinagogas, escolas e lideres judeus eram presos.
Em 1929 casou-se com Chaya Mishka e muda-se para Berlim para estudar Filosofia e Matemática, mudando-se para Paris em 1933 após a ascensão do Nazismo, e com a invasão da França pelos alemães na II Guerra, o casal foge para Lisboa 1941, tendo estado algum tempo em Portugal onde deixou grandes ensinamentos e saudades na comunidade judaica portuguesa e emigrou no mesmo ano para os Estados Unidos da América, sentindo a dor de milhares de judeus por ter perdido muitos dos seus familiares e amigos no holocausto.
Num dos seus discursos disse: "Os três amores de nosso povo - o amor a D-us, o amor pela Toráh e o amor pelo nosso semelhante - são na realidade um único e mesmo amor". Deixou uma grande obra escrita de livros, cartas e artigos, celebrizou-se como um dos mais importantes lideres religiosos do século XX, a sua fama atravessou fronteiras, ultrapassou barreiras de raça, cor e credo, sendo admirando e estimado em todo o mundo.
Exorto-vos a procurarem saber mais sobre este grande homem que sendo judeu e um grande temente a D-us, a visitar as páginas da Chabad Lubavitcher.

2 comentários:

  1. Amar al prójimo es como amar a Dios porque estamos creados a imagen y semejanza de Dios, y por eso amar al hombre es como amar a Dios, en cuanto al amor a la Palabra de Dios es amar a Jesucristo... En el fondo como dice este señor, es lo mismo...

    ResponderEliminar
  2. ei pessoal vcs estão se precepitando ñ exite hebreus católicos - aff !

    e por favor considerem que o judaismo ortodoxo ñ aceita o messias cristão de vcs !

    então tirem a foto do "Rebe" dai, aff

    estudo faz bem ....

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...