quinta-feira, 25 de setembro de 2014

A IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA E SEU CONTEXTO




A IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA E SEU CONTEXTO

Vamos a uma cópia fragmentada de um Sidur segundo o rito sefaradita(livro de orações litúrgica judaicas- סידור- ordem, fluxo)
"O líder recita Santificação:
Que seja engrandecido e santificado o Seu grande nome (Amem) no mundo que Ele criou segundo a Sua vontade;que faça reinar sua soberania na vida... (fragmento)
Celebrante: Bendigam o Senhor que é Bendito.
Assembléia: Bendito o Senhor para sempre...
O Líder recita em voz baixa as Bênçãos do Shema (Shema Yisrael adonai elohenu adonai echad...) e a assembléia recita em voz alta:
Bendito és Tu, Senhor nosso Deus, Soberano do Universo
(...)
"Santo, Santo, Santo é o Senhor, Mestre das legiões; toda a terra está
cheia de Sua Glória "

Essa oração é um exemplo de sacharit- oração da manhã de uma comunidade, com cânticos litúrgicos, gestos, adorações preconizadas...oração em certo período do dia...Este tipo de oração, desde o começo da Igreja, era usada pelo apóstolos, podemos ver em Atos: "Pedro e João subiam ao Templo para a oração da hora nona" (At 3,1).
Vemos então que os apóstolos não dispensaram a Liturgia por motivos muito evidentes:
*o próprio Jesus mandou que seu Único Sacrifício fosse celebrado em rito, quando disse: "Fazei em memória de Mim"- memória neste caso implica em presentificar um fato único, transportar o fato Eterno para o momento, em Rito. Se a Páscoa era o Sacrifício do Cordeiro em rito, reapresentando a Páscoa, a Nova e Melhor Páscoa é também em rito.Se os judeus consumiam o Cordeiro renovando sua Comunhão com a Aliança, Jesus é o Cordeiro consumido sacramentalmente (nas espécies, sem ser danificado, pois é glorioso, estado espiritual)
*O rito é elaborado para ser uma ação do próprio Deus reafirmando seu povo na sua Aliança...A Cabeça é quem dá início à Unidade, e não o Corpo por si só- por isso nenhum indivíduo pode ferir liturgia. A igreja é um Corpo, e como tal, deve permanecer na videira- longe disso, é esterilidade, morte, engano...É na Liturgia da Missa que essa unidade de Vida no Espírito é Renovada No Sacrifício Eterno do Senhor, bastando ver Paulo: "nós embora muitos, somos um só Corpo, visto que participamos deste Único pão" (ICor 10, 17). Logo, tendo como centro o Sacrifício Eucarístico reafirmando a unidade no Espírito (Fração do Pão), os apóstolos e discípulos estendiam-na com a oração litúrgica das horas (ver também At 2, 42), como vimos acima.
As primeiras liturgias celebradas pelos apóstolos eram em participação com o Templo, embora que secretamente porque Israel em peso não aceitou Jesus. Porquê? Porque o Messias é a plenitude de todo o pressuposto judeu...unindo suas orações à Liturgia do Templo, configuravam-se à oração terrena de Jesus num só Corpo. Depois, com a consciência deixada por Cristo, em linguagem litúrgica, de que sua Liturgia é substituta da velha, e traz todo um teor escatológico, pois sua pessoa é a Glória Final, sendo isso mostrado com o sinal da destruição do Templo (fruto da cegueira judia e da maldade de Roma): "Haverá sinais no sol...(o Templo representava o Céu com o resto da Criação)...esta geração não passará sem que isso aconteça (a geração que presenciou o mundo em miniatura cair, que era o Templo, sendo isso sinal visível da Glória escatológica celebrada em cada Missa)" (Lc 22), as novas Liturgias plenificadas foram sendo elaboradas segundo cada região, episcopado, sendo desenvolvidos os diversos ritos da Igreja.
Vamos abaixo mostrar trechos das orações das horas (ofício divino, Liturgia das Horas) segundos os Ritos Romano e Maronita:
"Primeira Oração
Leitor: Senhor, tende piedade de nós e salvai-nos.
Deus de bondade, Vós prometestes Vossos tesouros celestiais àqueles que são bons. Concedei-nos as recompensas que Vós assegurastes aos operários da undécima hora, que sinceramente acreditam em Vós e Vos reconhecem. Contai-nos entre os convidados ao banquete espiritual, e concedei-nos um lugar à Vossa direita. Então, vestidos com vestes resplandecentes, alegremente sairemos para Vos encontrar com nossos atos de amor e para receber de Vós a felicidade prometida àqueles que fizeram o bem. Nós Vos louvaremos e glorificaremos, agora e para sempre.
Amém.

Salmo do Dia
Das profundezas eu clamo a Vós, Senhor...
(...)
Despedida
Celebrante:A paz esteja convosco.
assembléia: E com teu espírito
Ó Deus, pelas intercessões de Vossa mãe e dos santos que
acreditaram em Vós; pelas orações dos profetas, apóstolos..."

Oração de Safro, segundo o Rito Maronita
------------------------------------------------------------------------------------
"V. Vinde Ó Deus, em meu auxílio
R. Socorrei-me sem demora...

Hino
Deus que criastes a luz,
sois luz do céu radiosa
(...)

Salmodia
Salmo 120 (121)
Eu levanto os meus olhos para os montes...
Preces
São ditas preces preconizadas
Oração Final (o celebrante, presidindo)
Ó Deus, cuja inefável sabedoria maravilhosamente se revela no escândalo da cruz, concedei-nos de tal modo contemplar a bendita Paixão do Vosso Filho que confiantes nos gloriemos sempre de sua Cruz. Por NSJC, vosso Filho, nas Unidade do Espírito Santo.
O Senhor nos abençoe...


Laudes, oração da Manhã, segundo o rito Romano

Francisco Ferro.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...